Como funciona a produção das jóias Miaversa?
Atualizado: 30 de Abr de 2020
Muitas pessoas são curiosas sobre como é o processo de produção de uma joia. Pois bem, neste post explicarei para vocês um pouco mais sobre como é o processo desde a fundição até o polimento das joias.
Cada passo é muito importante e faz toda a diferença no resultado final.
Assim que o cliente escolhe o modelo (metal e pedra), o primeiro passo é a PESAGEM exata dos metais em balanças de precisão.
Para modelos em Prata 950, o peso total é dividido em: 95% de prata pura (conhecida como prata mil) e 5% de metal de liga. No caso, utilizamos o cobre para metal de liga.
Para modelos em Ouro 18k, o peso total é dividido em: 75% de ouro e 25% em metais de liga (prata pura e cobre).
Após a pesagem, ocorre a fundição do metal e, em seguida, despejado em rilheira de ferro para formar fio ou chapa. A partir disso, o metal é laminado em máquinas para chegar na espessura exata de acordo com o modelo escolhido.
Com o metal na medida certa, inicia-se o processo de desenvolvimento e modelagem. Cada processo precisa ter atenção pois, se ficar 0,5 mm menor, isso interfere no resultado final. É um processo artesanal e milimetricamente preciso.
As joias que tem cravação são mais trabalhosas ainda pois as caixas de sustentação da pedra são feitas de acordo com o tamanho e formato de cada uma. Por isso, é muito importante ter atenção na hora de escolher a sua pedra ou cristal na hora da encomenda.
Todas as joias são feitas, lixadas para tirar as manchas e polidas manualmente. O processo de polimento é mais demorado porque, especialmente em joias de prata, o fogo aplicado no metal faz como as manchas "subam" para a superfície. Somente após o polimento, é possível cravar pedras e dar banho de ródio.
De acordo com a complexidade, o tempo de produção de uma joia pode demorar de 3 a 15 dias. Mas cá entre nós, vale super a pena esperar por uma joia feita com tanto carinho por PESSOAS né?
Espero que vocês tenham curtido este post para entender um pouco mais do nosso processo!
Um beijo,
Dani