• Dani

Bastidores #4 - Testes em Marketing



Olá pessoal,


Neste post vou falar a real de algumas estratégias em marketing que fiz até hoje, o que deu certo e alguns valores que investi. Confesso que este post vai surpreender muita gente!


Quando você vai começar um negócio, é MUITO importante você pesquisar valores que as redes sociais cobram, por exemplo, por dia para você anunciar a sua marca. E já adianto que você tem que separar um valor considerável se você não quiser repetir uns erros que cometi no começo rsrs.


Tá, mas como eu vou descobrir o valor por dia em Instagram e Facebook para impulsionar uma publicação minha? Eis que, para isso, existe o Google meu Brasil rsrs... Maaaas como eu sou uma pessoa que quero compartilhar a minha jornada do empreendedorismo com vocês, vou te passar uma base de valores atuais (no dia de hoje). No Instagram, o valor mínimo por dia é de R$6,00 e no Facebook é de R$5,21/dia. O tempo máximo que você consegue promover uma publicação é de 30 dias no Instagram e, no Facebook, você consegue fazer propagandas sem prazo de expiração ou propagandas recorrentes. Para saber o valor, é só você multiplicar o valor pelos dias que você quer promover.


No começo da marca, para testar mesmo, eu promovia sempre posts diferentes investindo o valor mínimo por 30 dias. Analisando agora, eu vejo que isso não foi NADA inteligente e estratégico da minha parte. Para vocês terem uma noção, em 2018, o valor mínimo era de R$2,00/dia no Instagram! Eu fazia isso direto e, com alguns posts, o engajamento era alto (já que muitas pessoas perguntavam o valor das joias por comentário ou no direct) mas não valeu a pena porque eu investia e não realizava nenhuma venda.


O que eu percebi foi que, quando eu impulsiono uma publicação, não vai gerar necessariamente a venda porém mais pessoas vão conhecer a marca! É um investimento para o médio e longo prazo, até porque como eu já falei anteriormente, se você não consegue investir estes valores em redes sociais, tem outras formas como parcerias.


Uma outra coisa que percebi que eu poderia ter feito, no começo, era de transformar o meu perfil pessoal no Instagram no perfil da minha marca. Você construir uma base de seguidores do zero é muito mais difícil e requer mais investimento para, justamente, atrair as pessoas pro seu negócio. #ficaadica


No ano de 2018, eu fiz uma ação que deu certo comigo porém não ganhei muito. Tirei fotos dos produtos que estavam encalhados, dei desconto generoso e MAIS frete grátis. Sim!!! E, incrivelmente, eu consegui zerar o estoque em quatro dias sem promover nada, apenas nos stories. Mas ai você me pergunta: valeu a pena? Sinceramente não, porque eu quase não ganhei com margem e ainda paguei do meu bolso o frete. Mas tudo bem, foi um aprendizado!


No ano de 2019, eu repeti a mesma ação. Postei fotos dos produtos promocionais e ainda ofereci entrega grátis para algumas cidades. Infelizmente, o resultado não foi o mesmo! Vendi pouquíssimas peças e ainda to com as peças ainda mais remarcadas.


Neste ano, eu estou fazendo algo diferente. Primeiro postei fotos nos stories e coloquei nos destaques do Instagram para mostrar as novidades. Até agora vendi pouquíssimas peças e, após dois meses de divulgação, infelizmente terei que remarcar. Mas até lá, vou tirar fotos no corpo e mini editorias para impulsionar a venda! Depois eu conto como foi! :)


Eu quero evitar ao máximo de postar joias com descontos porque, já fiz isto há dois meses atrás e, se eu só postar isso vai parecer que a marca é um eterno outlet. É bom para chamar os clientes mas, em compensação, pode dar a impressão errada.


Tem experiências diferentes da minha ou testou coisas novas? Comenta aqui embaixo!


Beijos de Luz,

Dani





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